A Copa Libertadores Feminina 2020 começará nesta sexta (05) na Argentina. Devido a Pandemia da Covid-19, a 12º edição da Libertadores 2020 foi adiada e acontecerá neste mês de março de 2021. São 16 clubes divididos em 4 grupos de quatro times. O Brasil tem três clubes representantes, o Corinthians (atual campeão), Ferroviária e Avaí/Kindermann. Os outros clubes são: Santiago Morning, Universidad de Chile, Boca Juniors, River Plate, Santa Fé, América de Cali, El Nacional, Libertad Limpeño, Sol de América, Club Universitário, Peñarol, Deportivo Trópico e Atlérico SC.
O grupo A é composto por: Corinthians, América de Calo, El Nacional e Club Universitário. Grupo B: Boca Juniors, Avaí/Kindermann, Desportivo Trópico e Santiago Morning. No grupo C temos: Atlético SC, River Plate, Sol de América e Santa Fé. No grupo D: Ferroviária, Peñarol, Libertad Limpeño e Universidad de Chile.
O Brasil é o país que tem mais títulos da Libertadores Feminina. São 8 conquistas em 11 edições. Corinthians é o atual campeão e é um dos soberanos na competição, tem dois títulos. O Santos foi o primeiro campeão, em 2009, e bicampeão em 2010. A Ferroviária também entra nesse quadro de soberania brasileira. Outros resultados importantes de clubes brasileiros. O Foz Cataratas já foi vice campeão e o terceiro lugar em 2012 e 2013, além do Iranduba da Amazônia, que conquistou a terceira colocação em 2018.
O Regulamento da Libertadores de 2020 segue as mesmas regras da última edição. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo da fase de grupos, se classificam para as quartas de final. As partidas são em jogos únicos, sem prorrogação em caso de empate, vai direto para os pênaltis. A final está marcada para 21 de março de 2021.
Jogos – 1ª rodada (pelo horário de Brasília)
Sexta (05) às 17h
Corinthians x El Nacional
Desportivo Trópico x Avaí/Kindermann
Às 19h30
Boca Juniors x Santiago Morning
Club Universitário x América de Cali
Sábado (06) às 17h
Ferroviária x Libertad Limpeño
Santa Fé x Atlético SC
Às 19h30
River Plate x Sol de América
Peñarol x Universidad de Chile
- Foto de capa: Bruno Teixeira / Corinthians)
